divdiv
PUBLICIDADE

Eleições

Publicidade

TRE determina auditoria em urnas denunciadas por irregularidades em Erechim

O procedimento será, as 9h desta quarta-feira, 17, nos Cartórios Eleitorais de Erechim

Por: Paloma Mocellin
Fotos: Divulgação TSE

O Tribunal Regional Eleitoral determinou a auditoria em 12 urnas usadas no primeiro turno das eleições 2018 de Erechim. O objetivo é verificar os equipamentos que tiveram o seu funcionamento questionado por eleitores e partidos políticos. Segundo o chefe da 20ª zona eleitoral de Erechim, Mateus Campos Felipe a auditoria foi informada através de um oficio circular enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aos juízes eleitorais. “Reunimos toda documentação necessária das denúncias de fraudes e problemas nas urnas e então repassamos ao juiz leitoral para análise e agendamento da auditoria. O procedimento será às 9h desta quarta-feira, 17, nos Cartórios Eleitorais, através da designação do juiz eleitoral”, explica.

O momento deve contar com a presença de diversas entidades, dentre elas Ministério Público Eleitoral, Polícia Federal, Brigada Militar, OAB, partidos políticos, entre outros, para que todos possam tomar conhecimento dos trabalhos.

Ainda segundo Mateus, serão usadas as ferramentas que o TRE já possui. No procedimento serão verificados programas, sistema de computação de votos, lacres,  registros, boletins e será tudo gravado e impresso. Ao final dos trabalhos, será produzida uma ata com todas as informações. Documento, que ficará arquivado para análise.

WhatsApp Image 2018-10-16 at 16.21.48

“O que a gente pede é que no segundo turno, caso haja esse tipo de falha, que as pessoas não encerrem o voto, mas que chamem e comuniquem os mesários. Então se alguém se sentir prejudicado que avise naquele momento. Para que possamos resolver de imediato”, pontuou. O servidor ainda reitera que esta é a primeira vez que presencia uma determinação neste sentido. “De três eleições em que eu trabalhei certamente esta solicitação foi excepcional em virtude obviamente de todas as denúncias feitas no país”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE