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Truques simples (e muito eficazes) para fortalecer seu sistema imunológico sem sair de casa

Nesta época do ano, nosso sistema imunológico está exposto a muitas ameaças. Família e amigos com resfriados; vírus e bactérias; frio, vento e chuva; poucas horas de sol e baixos níveis de atividade física

Por: We Fashion Trends
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Nesta época do ano, nosso sistema imunológico está exposto a muitas ameaças. Família e amigos com resfriados; vírus e bactérias; frio, vento e chuva; poucas horas de sol e baixos níveis de atividade física. Como podemos fortalecer nossas defesas contra esses agentes para prevenir doenças?

Estamos em contato diário com bactérias e vírus. Damos inúmeros apertos de mão, dividimos espaço em ônibus e trens lotados e tocamos as maçanetas das portas e outras superfícies em espaços públicos. Por outro lado, durante essa estação, nosso sistema imunológico tende a ser mais fraco e precisa enfrentar inúmeras ameaças com as quais não precisa lidar no verão, pois, dia após dia, nossas defesas também enfrentam o vento, a chuva e o frio. Por todas essas razões, não é difícil pegar um resfriado ocasional e sofrer outras doenças semelhantes.

Infelizmente, não podemos parar nem o frio nem a precipitação, mas podemos colocar em prática alguns truques que nos ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico. Anote!

1. Lave as mãos frequentemente

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Com as mãos, tocamos muitas superfícies ao longo do dia e, portanto, vírus e bactérias podem se instalar nelas. Assim, é fácil passá-los para as vias aéreas se tocarmos nossos olhos, nariz ou boca sem lavá-los previamente. Caixas eletrônicos, maçanetas, nossos próprios telefones celulares ou notas e moedas estão cheios de patógenos, mas para evitar contágios, basta lavar as mãos com frequência antes de tocar em nossos rostos, antes de comer ou manusear alimentos e sempre que voltarmos para casa.

2. Ventile sua casa diariamente

janela

O aquecimento, não apenas seca a pele, como também seca as vias aéreas e acaba enfraquecendo o sistema imunológico. A maneira ideal de evitar isso é ter um umidificador que mantenha os níveis de umidade do ambiente e, em segundo lugar, ventile os ambientes com frequência.

Aconselhamos que você faça isso duas vezes por dia: uma vez pela manhã e outra vez antes de dormir. Apenas mantenha as janelas abertas por cerca de dez minutos. Essa umidade extra no ambiente reduzirá a possibilidade de pegar um vírus ou bactéria.

3. Você se atreve a tomar um banho frio?

mulher tomando banho lavando os cabelos

Sabemos disso, não parece muito legal. Mas garantimos que vale a pena. O choque de temperatura que um banho frio causa em nosso corpo fortalece notavelmente nosso sistema imunológico. Mas como? As flutuações de temperatura garantem que as células do sistema imunológico começam a se mover e atingem mais facilmente as membranas mucosas, onde podem interceptar efetivamente vírus. Mas não entre em pânico, você não precisa usar água fria durante o banho. Você só precisa alternar duas ou três vezes a temperatura para que seu corpo se adapte às mudanças.

E tão eficazes quanto esses chuveiros alternativos são os banhos de pés. Esse hábito reativa sua circulação em grande parte. Basta mergulhar os pés em uma bacia de água morna por três minutos. Mergulhe-os em água fria por cerca de 15 segundos. Repita três vezes e sempre termine com água fria.

4. Mexa-se!

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É sabido que a atividade esportiva nos ajuda a prevenir doenças e infecções, e lamentamos dizer que nem o frio nem as possíveis infecções são uma desculpa para não praticar esportes, porque em casa você também pode! Você não precisa de muito equipamento, bicicleta ergométrica ou esteira. Você pode fazer vários exercícios na sua sala de estar: correr no local, agachamento, burpees , pular , flexões, abdominais … Você está demorando muito para começar!

5. Respeite suas horas de sono

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Nosso sistema imunológico usa o sono noturno para recarregar nossas baterias e, de fato, as infecções são combatidas com mais eficiência à noite. Se você dorme mal, ou seja, menos de seis horas por noite, seu sistema imunológico pode ser afetado. Mas não é apenas essencial que você durma o suficiente – os especialistas recomendam dormir 7 a 8 horas por dia. Além disso, esse sonho deve ser de qualidade. Para conseguir isso, siga as seguintes dicas.

  • Jantar leve
  • Ventile o quarto antes de dormir (a temperatura ideal é de cerca de 18 ºC)
  • Tente dormir e sempre acorde ao mesmo tempo
  • Evite álcool e cafeína

6. Ria muito e sempre que puder

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Somos particularmente suscetíveis a doenças quando estamos deprimidos ou ansiosos. Então não se esconda. Tente conversar com familiares e amigos sobre suas preocupações sempre que quiser e quando necessário: desabafar ajuda a ativar nossas células , especificamente os linfócitos T , que desempenham um papel fundamental na resposta imune celular contra microorganismos.

E você sabe o que mais pode ajudá-lo a fortalecer suas defesas? Risos, pois aumenta o nível de imunoglobulina no sangue, que nos protege de possíveis doenças. Atreva-se a desfrutar de uma boa comédia – na Netflix, você tem uma seleção requintada – ligue para um amigo com quem você sabe que ri tanto ou curta um jogo com sua família no seu jogo de tabuleiro favorito.

7. Aprenda a controlar sua ansiedade

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Estresse e ansiedade têm um grande impacto em nosso sistema imunológico. Quando estamos sob estresse constante, nosso corpo libera cortisol, um hormônio que, entre outras coisas, bloqueia a produção de anticorpos e enfraquece nossas defesas.

É claro que o estresse não pode ser completamente evitado, mas quem aprende a lidar melhor com ele é muito beneficiado. Portanto, se você precisar, não hesite em dar um tempo. Técnicas de relaxamento, como ioga ou pilates, são métodos muito eficazes para nos libertar da ansiedade. E você pode fazer isso em casa! Na internet, você pode encontrar vários guias e vídeos tutoriais para iniciantes. Você anima

8. Mantenha sua flora intestinal em forma

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Além de uma dieta saudável, um trato intestinal forte e intacto também é essencial quando se trata de prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico. É que o intestino entra em contato com vários patógenos dia após dia através da ingestão de alimentos e, mesmo assim, deve garantir uma defesa rápida contra os microrganismos que nos ameaçam. É por isso que a saúde da flora intestinal é essencial para que ela funcione corretamente.

A flora intestinal consiste em várias bactérias inofensivas, como as do ácido lático, que colonizam principalmente o intestino grosso. Nesse ponto, esses agentes impedem que os germes se multipliquem e se espalhem pelo resto do corpo. Para fortalecer a flora intestinal e, conseqüentemente, o sistema imunológico, é aconselhável que comemos regularmente produtos integrais, frutas e vegetais, alimentos que contenham muita fibra. Derivados do leite, como queijo cottage, iogurte ou kefir também são muito benéficos.

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