PUBLICIDADE

Cidade

Publicidade

Uma Semana para reforçar e promover a Prevenção de Acidentes no Trabalho e o Controle de Infecção  

Hospital de Caridade de Erechim deu início nesta segunda-feira (4) à 29a SIPAT e 18a Semana do SCIH. Palestra de abertura tratou da higienização das mãos, com especialista de Curitiba/PR

Por: Ascom HC
Fotos: Ascom HC
sipat emanoel 2

De 4 a 11 de novembro, o Hospital de Caridade de Erechim realiza a 29a edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) em conjunto com a 18a Semana do Serviço de Controle de Infecção (SCIH). As atividades tiveram início nesta segunda-feira, no auditório do Centro Clínico.

A solenidade de abertura, prestigiada pelo administrado do HC Éder Spitcza, foi seguida por palestras nos turnos da manhã e tarde com o tema ‘Eu me comprometo a lavar minhas mãos’ – temática alinhada à implantação do protocolo de Higienização de Mãos (Meta 5) do Hospital de Caridade de Erechim, com foco na segurança do paciente.

Hábito que pode salvar vidas

Sob a responsabilidade do enfermeiro especialista na área de Enfermagem em Estomaterapia, Controle de Infecção em Serviços de Saúde, Promoção e Educação em Saúde, Emanoel Severo, as palestras trouxeram, de forma responsável, porém descontraída, informações relacionadas a situações do cotidiano destacando a importância da higienização das mãos – agregando valor ao público presente (mais de 200 pessoas considerando os dois turnos), composto essencialmente por colaboradores do Hospital de Caridade e de outras instituições de saúde regional, além de acadêmicos da URI.

Severo, que é coordenador de Educação Permanente na Gerência da Qualidade do Hospital Santa Cruz (Curitiba/PR) e já proferiu 919 palestras sobre o assunto, impactando 36 mil pessoas, destaca que nos hospitais ou, até mesmo em nossas casas, a lavagem das mãos é a estratégia mais simples, barata e eficaz para prevenir 85% das doenças infecciosas – e o mais importante, diz ele, ‘depende apenas de cada um de nós’.

O especialista ainda explica que o termo ‘higienização das mãos’ engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. De acordo com Severo, em hospitais, unidades de saúde ou clínicas, o manejo das pessoas que sofrem com infecções é constante e, consequentemente, os cuidados devem ser intensos.

O enfermeiro também observa a importância do uso de álcool gel no combate às infecções, bem como o cuidado com a desinfecção de superfícies.

Programação

A 29a SIPAT e 18a SCIH é promovida pelo Serviço de Controle de Infecção (SCIH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Além das palestras desta segunda-feira, confira o que acontecerá ao longo dos próximos dias:

Terça-feira, 5 de novembro

Manhã e tarde: Mobilização no cartão ponto e setores convidando os colaboradores a utilizar a ‘Black Box’, uma caixa preta que avalia o nível de limpeza das mãos.

Quarta-feira, 6

13h30min, no auditório do Centro Clínico. Palestra: ‘Prevenção de Acidentes’, com a enfermeira Liandra Munarini e a técnica em segurança Cátia Z. De Souza

Sexta-feira, 8

14h, no auditório do Centro Clínico. Encerramento da Semana e divulgação do funcionário modelo e destaques do HC.

Segunda-feira, 11

15h, no auditório do Centro Clínico. Palestra ‘Saúde e Felicidade no Trabalho’, com a fisioterapeuta Cristiane Cantele.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade