a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Vida

Publicidade

Unimed Erechim realiza 16ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Foram disponibilizadas 100 consultas gratuitas por meio do trabalho voluntário de médicas dermatologias e colaboradores.

Por: Assecom
Fotos: Divulgação
DSC_0081

Há 16 anos a Unimed Erechim leva à comunidade erechinense e do Alto Uruguai informação, diagnóstico e tratamento de qualidade, gratuitamente, por meio da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. No dia 2 de dezembro, desde as primeiras horas da manhã, uma equipe de colaboradores voluntários estava mobilizada para dar os devidos encaminhamentos às pessoas que estavam no Centro de Qualidade de Vida.

Assim como na edição de 2016, a triagem foi realizada no dia anterior, 1º de dezembro. Das pessoas que compareceram nesse dia, 35 foram liberadas na conferência por terem planos de saúde ou participado de campanhas anteriores, outras 47 foram liberadas na avaliação da enfermagem.

Às 8h de sábado, as dermatologistas Jaqueline Buaes Graeff, Flávia Boff e Edinéia Kleber começaram o atendimento. Elas se engajaram à campanha de forma voluntária, reforçando a importância da prevenção e combate à doença.

Foram disponibilizadas 100 consultas gratuitas para detecção de câncer de pele, orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e autoexame.  Os casos com suspeita de câncer de pele serão encaminhados para tratamento, inclusive cirurgias, se necessário, totalmente custeados pela Unimed.  “Esta é mais uma ação da Unimed dirigida à sociedade em que está inserida e em apoio ao SUS”, explica o presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf.

Nos dois dias, artistas vestidos de ‘Sombra’, com guarda-chuva laranja em alusão do mês de prevenção ao câncer de pele, falavam com as pessoas sobre a importância de tomar os cuidados necessários para evitar a doença. Assim como eles, todos os voluntários estavam de camisa laranja com o mesmo intuito.

Antes de começar as consultas, uma equipe de voluntários, todos colaboradores da Unimed Erechim, realizaram a conferência, o encaminhamento para os consultórios, pesquisa de satisfação e distribuição de kits de proteção com amostras de protetores solares.

Esse é um trabalho social desenvolvido pelos médicos de extrema importância pois incentivam o autocuidado, a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce.

Na região do Alto Uruguai a maior parte da população tem pele clara o que aumenta a chance de manifestação de doenças relacionadas à exposição solar, dentre elas o câncer de pele.  O filtro solar exerce um papel importante na prevenção do câncer de pele. Deve ser de boa qualidade, com características de proteção contra radiação ultravioleta A e B, que tenha um fator de proteção solar (FPS) 30 como mínimo e em alguns casos conforme avaliação dermatológica superiores a este, devem ser reaplicados e usados continuamente durante todo o ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade