a rádio web da cidade

AO VIVO
Baixe já seu app
PUBLICIDADE

Região

Publicidade

Usina Hidrelétrica Machadinho realiza soltura de peixes

Três mil exemplares das espécies piava e grumatã foram soltos no trecho final do reservatório

Por: Da Redação
Fotos: Divulgação
????????????????????????????????????

Aconteceu na última quarta-feira (28) no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes, mais uma soltura de peixes. Realizada no trecho final do reservatório próximo a ponte da BR 470 que faz divisa entre os municípios de Barracão – RS e Campos Novos – SC; a soltura foi realizada às 16h e contou com a presença de autoridades, bombeiros voluntários e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorval Porto Cardoso.

Foram soltos 3000 exemplares de grumatã e piava produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC). Os juvenis foram criados a partir da reprodução de indivíduos da primeira geração de matrizes selvagens capturados no Alto Rio Uruguai.

Marcação Molecular

Todos os peixes soltos foram identificados através de marcação molecular e, semelhante à marcação química utilizada nas outras solturas experimentais realizadas no lago de Machadinho, a identificação desses peixes pode ser feita com um pequeno pedaço de nadadeira, que deve ser retirado dos peixes recapturados e mantido congelado. Dessa forma, os técnicos contam com a colaboração de todos para avaliar os resultados dessa soltura.  Para saber mais sobre o assunto ou informar sobre o recaptura dos peixes, é possível com o Centro de Atendimento à População de Piratuba, através do telefone 0800-644-0026 (ligação gratuita).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Publicidade