divdiv
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Vereador André Jucoski apresenta projeto de lei para a volta do Pré-Enem gratuito

O objetivo principal do projeto de lei é oferecer aulas gratuitas preparatórias aos candidatos ao Enem

Por: Ascom

 

O vereador André Jucoski (PDT) protocolou nessa semana, junto à secretaria geral da Câmara de Vereadores de Erechim, projeto de lei Legislativo, que propõe a volta do curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem, oferecido de forma gratuita aos estudantes. A proposta do parlamentar é autorizar o poder Executivo municipal a firmar parceria com instituições de ensino, bem como com profissionais habilitados nas áreas de licenciatura e gestão escolar, além de áreas afins necessárias ao desenvolvimento das atividades.

“O nosso projeto de lei vem com o principal intuito de oferecer gratuitamente aos jovens, o Pré-Enem, em um novo formato, ajudando na preparação dos estudantes, sem onerar os cofres públicos municipais. A proposta vem ao encontro das tendências praticadas pelas  gestões públicas atuais, firmando parcerias público-privadas entre o Executivo, as instituições de ensino e profissionais capacitados, que queiram fazer a diferença na vida desses jovens, contribuindo significativamente para a melhoria da educação”, relatou o parlamentar.

Para o vereador é importante destacar que, no ano de 2017, o curso preparatório gratuito esteve suspenso, tendo em vista a redução de gastos por parte do Executivo, bem como a prioridade do município em garantir o atendimento das crianças nas creches e Ensino Fundamental. “É perfeitamente compreensível a suspensão temporária do Pré-Enem. Porém, a demanda por esse curso preparatório gratuito aos jovens se faz necessária. Com a proposta que estamos apresentando, a viabilidade da execução por parte do Executivo, se dará de forma que a prefeitura ofereça o espaço público para a realização das aulas e firme as parcerias com as instituições e profissionais capacitados”, declarou André Jucoski.

O objetivo principal do projeto de lei é oferecer aulas gratuitas preparatórias aos candidatos ao Enem. As aulas serão direcionadas a jovens e adultos, residentes em Erechim, que estão concluindo ou concluíram o Ensino Médio, reforçando o papel de responsabilidade social, promovendo a ampliação do acesso ao nível superior.

“Num instinto de solidariedade, o projeto de lei visa formar um movimento pela educação, através da parceria entre o poder público municipal e voluntários que possuem conhecimento necessário, numa iniciativa eficiente em tempos de retenção de gastos. Ainda, é importante frisar que o projeto também tem como mote fortalecer os laços entre as pessoas, resgatando o valoroso trabalho do voluntariado.

O pedido do parlamentar, líder do governo na Câmara de Vereadores, deve entrar na pauta de votação nas próximas sessões ordinárias do Legislativo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE