divdiv
PUBLICIDADE

Vida

Publicidade

Whey Protein – Pode ser aquecido?

Veja o que diz a Nutricionista Angela Dorigoni.

Por: Drª Angela Dorigoni
gv

A reposta é sim e não, dependendo do que você espera dele.

O whey protein é um suplemento que geralmente vem em pó, a proteína do soro do leite é uma proteína popular, normalmente usada por indivíduos que necessitam aumentar ou complementar o valor protéico de sua dieta, com proteína de alto valor biológico.

Pois bem, até aí tudo bem….a dúvida é: podemos aquecê-la ou não?

O queridinho das dietas esportivas então passa por uma onda de receitas e afins, que preconizam sua utilização a fim de melhorar o valor protéico das receitas tornando-as assim “mais saudáveis”.

Desculpem-me as blogueiras e ou/ colegas que mantém isso como conduta. De forma alguma quero os contrariar, mas acho muito válido que cada um exponha sua conduta, a fim de que melhore os resultados dos pacientes e estes não coloquem dinheiro fora.

Num breve trecho do livro de Bioquímica de Riegel, (Romeo Ernesto, 2006), que trata de desnaturação de proteínas, refere que este é um processo suave, e basta uma entre centenas das reações hidrofóbicas se desfazer e a estrutura protéica perde sua conformação original. Muitas vezes, perdendo a conformação nativa, a função é perdida, como exemplo a perda da atividade de uma enzima, um hormônio ou um anticorpo.

Pois bem, no processo de produção da Whey Protein, a proteína é submetida ao processo de desnaturação para quebrá-la em frações menores (aminoácidos e peptideos) para que haja melhor absorção.

Exatamente como a clara de ovo que necessita do aquecimento, pois naquela conformação atingida atinge o ápice de absorção.

Mas quando esta proteína, já em estado ideal para absorver é novamente submetida a aquecimento, pode sofrer alterações que podem provocar a perda de sua função original.

São denominadas lesões causadas após a desnaturação.

Cada proteína tem o momento específico da manifestação da atividade funcional, ainda que no aquecimento, apesar da desconformaçao, os aminoácidos não sejam perdidos e ainda terão aproveitamento nutricional.

A “desordem” que acontece na cadeia proteica muda os aminoácidos de lugar, mas de forma geral não deixam de ser aminoácidos. No caso de uma enzima ou hormônio (que também são proteínas) o caso já é bem diferente, a mudança de conformação faz perder totalmente a função.

O que não pode é aquecer tanto a ponto de carbonizar, oxidando assim o macronutriente.
Melhor não arriscar, não é mesmo?? Até porque se fosse para consumir quentinha, o próprio rótulo traria a sugestão!

 

angela dorigoni

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE